2 de agosto de 2009

Jogadores históricos: Pelé

E cá estamos a continuar a rubrica sobre jogadores históricos. Quando comecei com o Maradona fui bombardeado com acusações de racismo, e com alguma razão, por isso agora vou falar do Pelé.

O Pelé tinha muitos nomes, um deles era "Três Corações". O Park-Ji Sung é o Park dos três pulmões, para os coreanos. Gostaria de saber quem é o três fígados... Deve ser o Luisão, ou o Grimi, hehehe! Continuando, num site em inglês muito estúpido, que dizia que o Thuram era o 20º melhor jogador de sempre, dizia que outro nome que chamavam ao Pelé era "Black Pearl". Que estúpido, isso é o barco do Jack Sparrow! Já agora também lhe chamavam "Barba Negra" e "Buraco Negro", só porque era preto.
O nome verdadeiro do Pelé era Edson. Por essa razão, os jogadores com que o confundem mais são: Edson que jogava no Paços de Ferreira (se calhar ainda joga), Edson que o Porto emprestou ao Olhanense, Pelé que o Porto emprestou ao Génova. Também há outros mas esses ninguém os confunde com o Pelé.
Tenho muitas dúvidas acerca do Pelé... Nunca ninguém o viu jogar porque quando ele jogava só havia um canal, e era a preto-e-branco, não dava para distinguir as equipas. Acho que ele era tipo Farías, marcava golos mas não sabia fazer mais nada. Não se esqueçam que naquela altura não havia defesas conhecidos como há agora alguns, por isso o Pelé marcava muitos golos. Além disso nunca jogou num clube de jeito, só jogou no Santos que da última vez que vi (pus sem querer num canal brasileiro de futebol) estava a levar 4-0 do Vitória para aí aos 18 minutos, e no New York Cosmos, que nunca ouvi falar mas parece que já não existe. Agora há é o New York Red Bulls. O que dá para ver a porcaria que o Cosmos era, se daqui a uns anos acabassem os três grandes e passasse a haver o Porto Super Maxi, o Benfica Johnson's Baby e o Sporting Rinomer, queria ver como é que as pessoas ficavam. E não dava para mudar para o Braga, porque o Braga se ia chamar... Braga Head'n'Shoulders.
O Pelé pelos vistos dava e levava porrada que se farta durante os jogos. Quem vai à guerra dá e leva. Foi ministro e entrou num filme com o actor que faz de Rambo. O Pelé, dizia o Romário, "com a boca fechada é um poeta". Não sei se ele estava a falar a sério ou a brincar. A verdade é que sempre que o Pelé diz que um jogador vai ser bom, esse jogador não presta.
O Pelé já jogou uma vez pela selecção da Nigéria. Sem querer ser racista, pergunto com tom irónico: "Porque será que ninguém reparou?!". Tentem meter o Jackie Chan na selecção do Japão ou da Coreia, a ver se alguém repara.
Há muitas histórias sobre o Pelé e não posso estar aqui a contar todas. Por isso vou ficar por aqui.

E prontos, foi mais um informativo texto sobre jogadores históricos que marcaram o futebol para a eternidade. Mais tarde, a muito aguardada, ou não, solução do passatempo do Detective Raimundo. Até logo, pessoal!


1 comentário:

Anónimo disse...

Andas a falar tanto de pretos no blog que eu começo a desconfiar que isto é racismo de brancos! Tu por acaso não és preto?